CURIOSIDADES

             



30 Curiosidades sobre a africa


                                                                 


Com 30 milhões de quilômetros quadrados, a África é o terceiro maior continente do mundo. Ela cobre 20% das terras do planeta.

O maior país africano é o Sudão, com quase 10% do território continental. O segundo maior é a Argélia.

O menor país do continente são as Ilhas Seycheless, na costa do Índico, próximo a Madagáscar. O segundo mais pequeno é São Tomé e Príncipe, na costa atlântica.

A África é o segundo continente mais populoso do planeta, com um contingente populacional que, em 2005, somava mais de 1 bilhão de pessoas.

O país mais populoso é a Nigéria, com aproximadamente 135 milhões de pessoas. O segundo com maior população é o Egito, com cerca de 80 milhões de habitantes. O terceiro é a Etiópia, com 76 milhões (dados de 2010).

As cidades mais populosa da África são: Lagos, Nigéria (8,7 milhões de habitantes); Cairo, Egito (7,7 milhões de habitantes); Kinshasa, República Democrática do Congo (6,3 milhões); Nairóbi, Quênia (4 milhões) e Adis Adeba (3,6 milhões) (dados de 2011).

A maioria dos habitantes do continente segue o cristianismo, o islamismo e as religiões tradicionais africanas. A porcertagem de cristãos é maior no sul e de islamistas no norte. Existem ainda adeptos do budismo, hinduísmo e outras religiões, como a fé bahia’i.

O primeiro Estado africano foi o Egito, formado há mais de 5000 anos atrás.

Os países africanos foram por muito tempo colonizados por europeus. Os movimentos de independência do continente só começaram a tomar corpo após a Segunda Guerra Mundial, quando a Europa foi praticamente destruída pelo conflito. Países como Egito, África do Sul, Gâmbia, Zâmbia e Zimbábue foram colônias britânicas. Angola e Moçambique pertenceram a Portugal. Os franceses colonizaram Tunísia, Marrocos, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Mali, Congo e Madagáscar. A Itália colonizou a Líbia e a Somália. Os alemães ficaram com a Nigéria e a Namíbia.

Os países mais desenvolvidos da África – ou seja, com Maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - são, por ordem: Ilhas Seychelles, Ilhas Maurício, Tunísia, Cabo Verde e Argélia. Apesar de possuir o melhor IDH do continente africano, as Ilhas Seychelles está em 50o lugar no ranking geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O último lugar no ranking de IDH da Organização das Nações Unidas (ONU) é Serra Leoa. Não é sem motivos que é considerado o país mais pobre do mundo. Em Serra Leoa, a renda per capita é de 490 dólares por ano e a expectativa de vida é de apenas 39 anos.

Além de Serra Leoa, a lista dos 10 países mais pobres do mundo inclui Chade, Mali, Burkina Faso, Etiópia, Níger, Guiné, Guiné-Bissau, Benin e Moçambique.

Como se não bastasse figurar num dos últimos lugares do ranking de IDH da Organização das Nações Unidos, o Chade é também considerado o país mais corrupto do mundo. Segundo o relatório anual da Transparency International (TI), uma organização não governamental que luta contra o fenômeno, o único país a ameaçar o Chade na triste posição no ranking de corrupção é Bangladesh, na Ásia.

A Costa do Marfim (Côte d’Ivoire, em francês) recebeu esse nome devido ao intenso comércio de marfim na região. Atualmente, a base da economia é o cacau e não o marfim como muita ainda gente ainda imagina.

A capital da Tanzânia é a cidade de Dodoma, mas a maior parte da cúpula administrativa fica na maior cidade do país: Dar es Salaam.

A Costa do Marfim possui duas capitais: Yamoussoukro (capital constitucional) e Abidjan (sede do governo).

A África do Sul, por sua vez, possui três capitais: Pretória (administrativa), Bloemfontein (judiciária) e Cidade do Cabo (legislativa). 

Acredite, a universidade mais antiga do mundo não é nenhuma universidade européia. A mais antiga é a Karueein, no Marrocos, fundada em 859.

Os três maiores lagos da África ficam no território da Tanzânia. São eles: Vitória, Tanganica e Malauí.

Por falar nisso, você sabia que que, além de ser o lago mais profundo da África, o Tanganica possui espécies de peixes que só existem lá e em nenhum outro lugar?

A mais alta montanha da África é o Monte Kilimanjaro, na fronteira entre o Quênia e a Tanzânia, com quase 5.895 metros.

O maior deserto do mundo é o Deserto do Saara, no norte da África, cuja área é de 9.065.000 quilômetros quadrados, tamanho equiparado ao da Europa.

Outro deserto bastante conhecido é o Deserto do Kalahari, no Sul da África. O Kalahari cobre partes da África do Sul, Namíbia e, principalmente, Botswana. O seu nome deriva da palavra Kgalagadi, que significa “a grande sede”

O segundo maior rio do mundo é o Nilo, com aproximadamente 7088 Km de extensão. O Nilo corta 10 países da África (Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, Rep. Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito), vindo a desaguar no Mar Mediterrâneo.

Dos 15 países mais afetados pela AIDS no ano 2000, 11 eram africanos. Atualmente o país com maior percentual de soropositivos é a África do Sul (12% da população). Aliás, a maior parte das vítimas do HIV no mundo habitam a chamada África Subsaariana, porção do continente ao sul do deserto do Saara.

A população da África deve crescer mais do que a dos outros três continentes (a Ásia é exceção) juntos nos próximos anos.

O país com a menor taxa de urbanização do mundo é Burundi, com 89% da população vivendo em áreas rurais.

O país com a maior taxa de analfabetismo do mundo é Burundi, com um percentual de analfabetos de 22%. Detalhe: dos 10 países mais analfabetos do mundo, nove estão na África.

Existe uma grande fenda geológica que pode, num futuro distante, separar o nordeste da África do restante do continente. Chamada de Vale do Rift, a fenda é um complexo de falhas criado há cerca de 35 milhões de anos com a separação das placas tectônicas africana e arábica.

Gorilas



Boko Haram se diz pronto para trocar meninas nigerianas por prisioneiros

  • Governo da Nigéria descarta proposta do grupo islâmico
  • Vídeo com declaração do líder Abubakar Shekau mostra cerca de cem garotas orando em um local não revelado
  • Na gravação, algumas delas contam que se converteram ao islamismo

PARIS — O líder do grupo terrorista islâmico Boko Haram, Abubakar Shekau, afirmou nesta segunda-feira que iria liberar mais de 270 estudantes raptadas por seus combatentes na Nigéria em troca de prisioneiros, de acordo com um vídeo divulgado nesta segunda-feira. Mas a proposta foi prontamente descartada pelo governo nigeriano. Na gravação, Shekau afirma também ter convertido ao islamismo as jovens raptadas por seus combatentes no Norte da Nigéria há quase um mês.
No vídeo de 27 minutos, cerca de 130 meninas cobertas por um hijab — vestimenta islâmica que cobre o corpo todo e a parte de trás da cabeça — podem ser vistas rezando em um local não revelado. Sentadas perto de árvores, recitando o primeiro capítulo do livro sagrado muçulmano, o Alcorão, e mantendo as palmas das mãos para cima, em oração, duas delas dizem que eram cristãs e haviam se convertido ao Islã. Uma terceira afirma que já era muçulmana.
— A razão pela qual eu me tornei muçulmana é porque o caminho que estávamos não era o certo — diz uma jovem, balançando o corpo de um lado para outro, nervosamente. — Devemos ir para o caminho certo para que Deus fique feliz com a gente.
A adolescente revela que mudou seu nome verdadeiro para Halima desde a conversão. Assim como as outras jovens, ela estava usando um hijab, mas visivelmente não se mostrava à vontade.
Nas imagens, perguntam a uma segunda menina se elas tinham sido maltratadas de alguma forma. A jovem nega, afirmando que não passaram por nenhum assédio “a não ser a justiça”.
O líder não aparece ao lado das garotas em nenhum momento da gravação, mas surge depois de um corte vestindo uniforme militar e segurando um fuzil AK-47. Falando em hauçá e árabe, ele reafirma sua reivindicação de responsabilidade pelo sequestro. E chega a sorrir.
— Só porque nós sequestramos essas meninas vocês estão fazendo este barulho? Alá tem abençoado a maioria ajudando-as a aceitar o Islã — diz em um dos trechos do vídeo, para depois completar: — Nós vamos libertá-las somente depois que vocês tiverem libertado nossos irmãos presos pelas autoridades nigerianas.
No Facebook, o ativista nigeriano Hussaini Abdu, doutor em Ciência Política, criticou o uso da religião para justificar a violência.
“É o mesmo fanatismo religioso que nos levou até onde estamos hoje. Nigerianos são cidadãos e não escravos de qualquer organização religiosa. A religião não é a nossa identidade”.
Ajuda internacional
Ao todo, 276 estudantes foram feitas reféns em 14 de abril em Chibok, no estado de Borno, um dos redutos do Boko Haram. Desse total, 223 meninas continuam em poder do grupo, segundo a polícia, e 53 teriam conseguido fugir.
O governo da Nigéria tem sido criticado por sua resposta lenta ao sequestro, mas, no domingo, o presidente Goodluck Jonathan afirmou que a chegada de assistência militar e de Inteligência o deixou otimista. No próximo sábado, Jonathan participará de uma reunião de cúpula em Paris para discutir a segurança na região.
Uma fonte militar nigeriana revelou que unidades estrangeiras de combate ao terrorismo já estavam no país.
— Elas visitaram Chibok no domingo para a investigação preliminar com as nossas tropas antes de começarem plenamente a missão de resgate — disse.
EUA, França e Reino Unido enviaram equipes de Inteligência, e Israel prometeu se unir aos esforços. Nesta segunda-feira, a Casa Branca afirmou que a equipe americana é composta de cerca de 30 pessoas dos departamentos de Estado e de Defesa, bem como do FBI. De acordo com o porta-voz Jay Carney, o grupo inclui 10 planejadores do Departamento de Defesa que já estavam na Nigéria e foram redirecionados para ajudar nas buscas.
Só este ano, mais de 1.500 pessoas foram mortas, apesar de um estado de emergência imposto em três estados para combater o Boko Haram.
— A brutalidade e a frequência destes ataques é sem precedentes — disse o porta-voz da Agência da ONU para Refugiados Adrian Edwards.
























































GRUPO:KHALIL                



Cultura da África do Sul
Introdução
Em função da diversidade étnica existe na África do Sul, não há neste país uma cultura unificada. Encontramos na África do Sul aspectos culturais africanos e europeus (ingleses e holandeses).
Principais aspectos da cultura sul-africana
Línguas
Na África do Sul existem 11 idiomas oficiais, embora o inglês seja o mais usado. O afrikáans, derivado do holandês, também é muito utilizado pelos descendentes de holandeses. Além destes, existem outros idiomas oficiais usados por determinados grupos étnicos. Entre estes, podemos citar: tswana, swasi, ndebele, sesotho, tsonga, venda e zulú.
Culinária sul-africana
A culinária sul-africana recebeu a influência dos povos pré-colonização (khosai, xhosa e sotho) e dos britânicos e holandeses. A base da culinária é a carne (vaca, frango porco). O vinho também é faz parte desta culinária, sendo a África do Sul um importante produtor desta bebida.
Existe uma espécie de evento social tradicional sul-africano chamado de braai, cujo centro é a comida. Num braai, espécie de churrasco, os homens assam e grelham as carnes, enquanto as mulheres cuidam das saladas e sobremesas. No braai são grelhados diversos tipos de carnes e embutidos (salsicha, coxas de frango, costeletas, carne seca, rabo de boi, linguiça entre outros tipos).
O bitong também é comum na África do Sul. Trata-se de um bife de carne seca que, tradicionalmente, é muito consumido enquanto se assiste alguma atividade esportiva.
Esportes
Os sul-africanos gostam muito de esportes. O rugby, cricket e surf são tradicionais no país e muito praticados. O futebol também é muito apreciado e ganhou grande popularidade após o país ter sido escolhido como sede da Copa de 2010.
Literatura
Importantes nomes da literatura mundial são da África do Sul. Entre eles, podemos destacar J. R. R. Tolkien, nascido em Bloemfontein, autor de Senhor dos Anéis  e O Hobbit.  Outros representantes são Nadine Gordimer e JM Coetzee, ambos ganhadores de prêmios Nobel de literatura.
Música sul-africana
A música na África do Sul também é muito diversificada como aconteceu com outros aspectos culturais. Estilos regionais africanos (música folclórica) convivem e, muitas vezes, se fundem com a música internacional. Podemos destacar os grupos Jazz Pioneers e Ladysmith Black Mambazo como destaques no campo musical sul-africano, pois conquistaram popularidade em vários países do mundo.
Religião
A África do Sul caracteriza-se por uma grande diversidade e miscigenação religiosa. No país convivem religiões tradicionais africanas, originárias dos povos antigos da região, com religiões cristãs, hinduísmo e islamismo. Porém, cerca de 70% da população sul-africana segue alguma religião cristã, originária dos europeus.
Principais feriados nacionais sul-africanos
- 27 de Abril: Dia da Liberdade (comemorada as primeiras eleições livres após o apartheid)
- 16 de junho: Dia da Juventude (quando ocorrem protestos em Soweto contra o apartheid)
- 24 de setembro: Dia da Hereditariedade (comemorada a diversidade cultural e étnica no país)
Afrodescendentes





CUMPRIMENTOS E TRATAMENTOS EM KISWABILI

ASANTE SANA : MUITO OBRIGADO.
BIBI: SENHORA.
BWANA: SENHOR.
HABARI ZA ASUBUBI: TUDO BEM ALGUMA NOVIDADE 
HODI: CUMBRIMENTO HABITUAL AO ENCONTRAR UM VIZINHO.
KARIBU:BEM VINDO.
MAMA: TITULO DE HONRA PARA UMA MULHER
MZEE:TITULO DE HONRA PARA UM HOMEM
RAFIKI:AMIGO

Orix








ÁFRICA


O Folclore Africano
A cultura da África reflete a sua antiga história e é tão diversificada como foi o seu ambiente natural ao longo dos milénios.
No folclore Africano, leões devoradores de homens são considerados demônios.
A África é o lar de inumeráveis tribos, grupos étnicos e sociais, algumas representam populações muito grandes consistindo de milhões de pessoas, outras são grupos menores de poucos milhares. Alguns países possuem mais de 20 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas representam o mosaico da diversidade cultural africana.

Uma história que acontece quase todos os anos em várias regiões de África e é considerada um evento tradicional muito importante, o aparecimento do Halakavuma. No português comum, Halakavuma é um Pangolim. É um animal bem estranho. Dizem que animal nunca é visto mais de uma vez na mesma região e no mesmo ano( talvez porque os deuses não têm muito tempo para falar conosco), e quando aparece, um grande ritual deve ser realizado, para que assim se possa desvendar a mensagem que o jovem animal traz. As mensagens costumam ser diversificadas, muitas vezes ele vem avisar questões relacionadas com a falta ou excesso de chuva, o que irá trazer problemas na produção agrícola e por sua vez vai trazer fome para o povo da região. Talvez haja casos em que o Halakavuma traga uma mensagem específica para a pessoa que o encontra.


Moçambicanos celebram a aparição do Halakavuma



Menino com o Halakavuma
grupo: Suricato



                          CULINARIAS TIPICAS DA AFRICA.


Já falei aqui sobre a culinária Africana, caso você não tenha lido, confira esse texto sobre a história e os pratos típicos. Alguns pediram receitas da África, então selecionei 3 deliciosas comidas de dar água na boca. Aprenda a fazer uma ótima Sopa de carne ao curry, os apetitosos Charutos de carne moída, e a B'stilla, uma espécie de torta marroquina. Para quem tiver interessado em conhecer mais receitas, deixo algumas ótimas opções no final do post.


Sopa de Carne ao Curry

comida da áfrica
              
fonte:http://culinarianomundo.blogspot.com.br/2012/10/receitas-africa-culinaria.html

(Jongo 6ª A)







2 comentários:

  1. eu achei muito interessante as curiosidades , principalmente a das comidas típicas da africa , bjs .

    ResponderExcluir